O que é, tipos e como funciona um módulo fotovoltaico

O que é, tipos e como funciona um módulo fotovoltaico

Nos empreendimentos que produzem energia solar, os módulos fotovoltaicos absorvem a irradiação solar e propiciam economia para as famílias e empresas que optam por essa solução de alto custo-benefício.

O que é um módulo fotovoltaico

O módulo fotovoltaico, também chamado de placa solar, é o equipamento que capta a radiação solar para que seja convertida em energia elétrica. A composição do módulo solar conta com 36 a 72 células solares, as quais fazem o efeito fotovoltaico e, geralmente, é fabricado em silício.

Para que possa captar a irradiação com eficiência, o módulo fotovoltaico é muito resistente. Os materiais garantem que resista com eficácia em termos térmicos, elétricos e mecânicos. Dessa forma, consegue lidar com altas e baixas temperaturas, além de fortes impactos, como os que acontecem em chuvas fortes de granizo.

Quais são os tipos de módulos fotovoltaicos 

Existem 4 principais tipos de módulos fotovoltaicos. Saiba quais são.

1. Monocristalino

Esse modelo é fabricado com células monocristalinas de silício e pode ser instalado em áreas menores. Esse tipo de célula favorece a eficiência dos módulos e, por isso, tende a fazer com que sejam um pouco mais caros do que suas outras opções.

2. Policristalino

Já os módulos policristalinos também são compostos de silício, no entanto, também possuem outros tipos de cristais, o que faz com que sua eficiência seja um pouco menor. Isso acontece porque, durante a fabricação, a fusão dos materiais é feita em blocos, o que forma os cristais.

3. Filme fino

Também chamado de módulo de película fina, esse equipamento é fabricado com colocação das placas em metal ou vidro. A eficiência é de até 13% e, por isso, precisa de um espaço grande para colocação de uma quantidade maior de placas solares.

4. Híbrido

Por fim, os módulos híbridos são fabricados de forma semelhante aos monocristalinos, com a diferença de que, neste modelo, é aplicada uma camada de silício amorfo. Esse tipo de equipamento é mais eficiente e precisa de um espaço menor para a colocação das placas.

Como funciona um módulo fotovoltaico? 

O módulo fotovoltaico faz parte de um sistema de geração de energia solar. O papel dele é captar a irradiação solar.

Esse inversor utiliza a energia de corrente contínua gerada dos módulos e as transforma em energia de corrente alternada, a qual pode ser utilizada por equipamentos elétricos em diversos locais, como casas, empreendimentos comerciais, hospitais, usinas e fazendas.

Os módulos fotovoltaicos servem para gerar energia, assim como o restante do equipamento solar. Cada tipo de módulo conta com um tamanho e com um peso diferente, o que faz com que tenha maior ou menor potência de geração de energia.

Outros fatores que definem a potência são a quantidade de células fotovoltaicas existentes nos módulos e a eficiência do conjunto de células. É possível, por exemplo, que um módulo fotovoltaico com 72 células seja menos potente do que o outro com a mesma quantidade de células.

Para que os módulos fiquem conectados, como é possível ver nos telhados das casas que possuem energia solar, é preciso contar com um cabeamento específico. Esses materiais podem ser adquiridos em empresas especializadas, como é o caso da Cordeiro Solar, que é referência em cabos para instalações solares de alta qualidade.

Continue navegando pelo site da Cordeiro Solar e conheça as nossas soluções em energia solar!

Confira aqui: sistema fotovoltaico