Blog

Kit de energia solar residencial: guia completo
18 de abril de 2022

Kit de energia solar residencial: guia completo

O que é um kit de energia solar residencial? 

O kit de energia solar residencial é o conjunto de equipamentos necessários para fazer a instalação do sistema fotovoltaico e começar a gerar energia. Com esse kit, é possível fazer a captação da irradiação solar e converter a energia produzida (corrente contínua) em corrente alternada, que é a utilizada nos equipamentos elétricos da nossa casa.

Além disso, o kit possui componentes que protegem os painéis solares, evitando problemas durante o seu funcionamento, estruturas para fixar os painéis no telhado ou no terreno, cabos de ligação e outros equipamentos. 

Quais são os itens de um kit de energia solar? 

O que vem em um kit de energia solar depende do tipo de sistema instalado. Para o sistema on grid, são utilizados painéis solares, inversor, string box, estruturas de suporte e cabeamento. Caso o sistema seja off grid, é preciso acrescentar o banco de bateria e o controlador de carga.

Saiba mais sobre cada um desses equipamentos:

Painéis solares

Os painéis ou módulos solares são utilizados para fazer a captação da irradiação solar com a ajuda de células fotovoltaicas. Eles ficam nos telhados ou no terreno da propriedade e apresentam diferentes potências, a depender da necessidade de consumo.

Inversor

O inversor é o responsável por transformar a energia captada pelos painéis solares de corrente contínua para corrente alternada. Eles também enviam a energia excedente para a rede pública nos sistemas on grid ou para as baterias nos sistemas off grid.

String box

A string box, também chamada caixa de junção, ajuda a proteger os painéis solares contra problemas de rede e curtos elétricos. Caso seja preciso fazer algum reparo na rede, a string box conta com um sistema de desligamento durante o reparo.

Estruturas de fixação

As estruturas de fixação dão todo o suporte necessário para que os painéis solares fiquem presos no terreno ou nos telhados da propriedade.

Cabeamento

Os cabos são muito importantes em qualquer kit de energia solar residencial, pois são eles que ligam os componentes do sistema. Alguns modelos, inclusive, ajudam a proteger os equipamentos contra falhas elétricas.

Baterias

Nos sistemas off grid, é utilizado um banco de baterias para armazenar a energia excedente. Assim, durante a noite ou em dias nublados, a propriedade tem o seu consumo suprido.

Controlador de carga

O controlador de carga, também utilizado nos sistemas off grid, ajuda a proteger o banco de baterias evitando que haja desperdício de energia e controlando a intensidade da corrente.

Quanto custa um kit de energia solar residencial?

O valor do kit depende de diversos fatores, como dimensão dos equipamentos, potência necessária para suprir o consumo e tipo de sistema (on grid ou off grid).

Para saber uma estimativa do valor do seu kit de energia solar residencial, você pode visitar a nossa página da Calculadora Solar. Com essa ferramenta, é possível realizar uma simulação e descobrir a potência, o tamanho, a quantidade de painéis, a produção, a economia obtida e o valor do sistema, tanto à vista quanto por financiamento.
A Cordeiro Solar é especializada na fabricação e distribuição de equipamentos do segmento de energia. Continue navegando pelo site para conhecer as nossas soluções em energia solar!

Ler Mais
Eficiência Energética na Construção Civil
18 de outubro de 2019

Eficiência Energética na Construção Civil

Você sabe o que precisa para criar um projeto seguro e com maior eficiência energética em construções civis, como prédios residenciais e comerciais? Cabos isentos de halogênios. Sem dúvida, são a melhor escolha, principalmente para proteger os prédios de possíveis situações de incêndio, uma vez que quando não são isentos de halogênio, podem intoxicar e transformar a fumaça ainda mais densa, causando um mal ainda maior às pessoas.

Por isso, cabos elétricos livres de halogênio são a melhor solução. Condutores com esta proposta trazem os seguintes benefícios:

#1 Menor emissão de gases

A fumaça do fogo já é tóxica o bastante. Cabos isentos de halogênios previnem que, em situações de incêndio em estruturas fechadas, seus componentes não liberem toxinas altamente prejudiciais à saúde e que se acumulam por conta da falta de saídas de ar.

#2 Maior segurança

Cabos isentos de halogênio nos quais a matéria prima do isolante é feita de cloro, garantem a não propagação de chamas e autoextinção do fogo, o que preserva a conservação dos bens do imóvel em casos de incêndio.

#3 Instalação conforme as normas

Os cabos isentos de halogênio da Cordeiro Cabos Elétricos são desenvolvidos com alta flexibilidade e resistência, o que facilita a instalação como um todo. Além disso, obedecem a norma ABNT-NBR 13248.

A Cordeiro Cabos Elétricos possui a sua linha livres de halogênios, apresentando o Cabo Cortox. Produzimos essa linha nas tensões 750 V e (0,6/1 kV), nas seções 1,5 a 630 mm² (singelos) e 2×1,5 mm² a 4×120 mm² (múltiplos), com composto termofixo HEPR 90°C.

Confira as demais especificações.

Ler Mais
REDE INTELIGENTE DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA
18 de outubro de 2019

Rede inteligente de distribuição de energia – Smart Grids no Brasil?

Distribuição é um dos assuntos mais atuais quando falamos sobre tendências e sustentabilidade para o setor energético. Isso porque, atualmente, a distribuição é feita por uma única fonte geradora que, caso falhe, apresenta uma falta de abastecimento em toda a rede. Por isso, se torna mais prático e urgente o desenvolvimento de novas formas de distribuição que, além de tudo isso, ainda possam manter o formato de medição do consumo mais justo com o consumidor final.

Uma destas propostas é a Smart Grid – ou rede inteligente de distribuição de energia – que automatiza e oferece um maior controle para eficiência energética e qualidade de consumo de energia. A proposta é simples: diversos dispositivos são interligados, como medidores, sensores, controladores e equipamentos micro processados instalados nos sistemas elétricos; ou seja, produtos de telecomunicação se juntam à tradicional infraestrutura de rede elétrica com objetivo de controlar e supervisionar o sistema.

Isso significa que, se uma pane ocorrer, por exemplo, a empresa geradora de energia sabe exatamente onde aconteceu a queda e em pouco tempo pode solucionar o problema.

Por mais que tenham vantagens óbvias, no Brasil ainda é um desafio. Primeiramente, porque há a dificuldade em evoluir drasticamente o setor de distribuição de energia. O modelo brasileiro não possui um sistema verticalizado, então separa geração, transmissão e distribuição. Além disso, não há investimento o suficiente para este setor, uma vez que para isso, uma das medidas seria aumentar as tarifas para o consumidor. Sem contar com a necessidade de criar novas possibilidades de obter receitas para sustentar este financiamento e, claro, da quantidade de medidores analógicos existentes no país.

De acordo com a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) há aproximadamente 65 milhões de medidores analógicos e a regulação dos modelos digitais ainda nem saiu do papel, mas a previsão é que isso mude em uma década.

Ler Mais