O que é, tipos e como funciona o inversor solar fotovoltaico

O que é, tipos e como funciona o inversor solar fotovoltaico

Os inversores solares fotovoltaicos desempenham um papel muito importante na geração de energia de empreendimentos residenciais e industriais. Eles são necessários, tanto em sistemas on-grid (conectados à rede) quanto em off-grid (autônomos).

O que é um inversor solar fotovoltaico?

O inversor solar fotovoltaico é um dos equipamentos que compõem os sistemas de geração de energia solar e pode ser considerado como o cérebro do sistema fotovoltaico, já que é o responsável por tornar a energia gerada apta para ser utilizada nos seus locais de destino.

O papel principal do inversor fotovoltaico é converter a corrente contínua (CC) produzida por meio dos módulos solares em corrente alternada (CA), que é a empregada para que os equipamentos elétricos funcionem na rede elétrica.

Por ter uma grande importância dentro do sistema fotovoltaico, é natural que o inversor precise ser fabricado conforme alguns requisitos. É necessário que seja seguida à risca a NBR IEC 60529, no que tange ao revestimento das peças, e os inversores precisam ter grau de eficiência maior do que 94% para serem utilizados.

Tipos de inversores solares 

Existem dois tipos principais de inversores fotovoltaicos, de acordo com a forma de alimentação das cargas: o inversor on-grid e o off-grid. Saiba as características de cada um.

Inversor solar on-grid

Conhecido como inversor interativo, esse modelo é ligado diretamente à rede e realiza a junção da energia elétrica e da energia solar, para que o local de instalação receba a potência necessária ao funcionamento dos equipamentos elétricos.

Dentro dos inversores interativos também há outra classificação: o string-inverter, o grid tie, os quais possuem uma potência reduzida, e o inversor solar híbrido, que funciona com baterias de lítio e fosfato de ferro, mas também pode funcionar ligado à rede.

Inversor solar off-grid

Esse equipamento, também chamado de inversor autônomo, não precisa estar conectado à rede para funcionar, pois emprega a energia armazenada nas baterias do sistema fotovoltaico para fazer a conversão em corrente alternada e gerar a energia elétrica para o local de instalação do sistema.

Como funciona o inversor solar fotovoltaico

O formato do inversor solar fotovoltaico é o de uma caixa com botões externos e diversos componentes internos. A energia solar obtida por meio das placas solares chega até o inversor como uma corrente contínua e a transforma em corrente alternada, a qual vai para sua saída e chega até o local de instalação.

A instalação do inversor solar pode ser feita em diversos locais do empreendimento. Nas casas, fica próximo à caixa de luz ou perto dos módulos fotovoltaicos. Já em indústrias, podem ficar em salas separadas já que, por terem uma alta potência, tendem a ocupar bastante espaço.

A Cordeiro Solar é uma empresa 100% brasileira, especializada na fabricação e distribuição de produtos do segmento de energia. Continue no site e conheça as nossas soluções em energia solar!