Blog

Como verificar a qualidade dos cabos e fios quando realizar uma reforma?

COMO VERIFICAR A QUALIDADE DOS CABOS
Publicado 11 de setembro de 2019 às 06:23

Saber quando é necessário realizar trocas de cabos e fios é importante para evitar acidentes e manutenções que interfiram na produtividade da sua empresa. Mas, antes de entender quais são os “principais sintomas” que estes produtos apresentam, é interessante adquirir aqueles que já venham com selos que comprovem a qualidade. A Cordeiro Cabos Elétricos, por exemplo, padroniza seus processos de acordo com as normas Internacionais ABNT, e seus produtos de certificação compulsória possuem os Certificados da Marca de Conformidade do INMETRO para fios e cabos.

Além disso, a Cordeiro garante a utilização das melhores matérias-primas e cobre puro (99,99% puro), também por ser associada à Associação Brasileira pela Qualidade dos Fios e Cabos Elétricos – Qualifio, entidade que atua no monitoramento dos produtos deste segmento, bem como incentiva sua correta utilização e instalação.

Por isso, antes de comprar qualquer produto, verifique se ele possui certificados de qualidade e se a matéria prima vem de fontes confiáveis – igualmente certificadas. Mas, para melhor compreensão de como detectar quando o fio ou o cabo precisam de troca, confira nossas dicas abaixo:

#1 Cabos e Fios com más condições

Cabos e fios descascados, amassados e em estado de corrosão apresentam um perigo que requer troca urgente, uma vez que conduzirão energia elétrica, e, portanto, precisam apresentar boa qualidade. Caso contrário, comprometem a segurança da instalação como um todo.

Se você encontrar fios ou cabos em más condições, ou seja, descascados, amassados ou em estado de corrosão, é um sinal que eles precisam ser substituídos com urgência.

#2 Ligações ou desarmações frequentes de disjuntores

Quando há casos de ligações de disjuntores com maior frequência, ou quando os disjuntores se desarmam com frequência, é sinal de que é necessária uma reforma elétrica. A desarmação frequente pode ser por conta de uma instalação sobrecarregada, bem como casos de curto circuito e quedas repentinas de chave elétrica.

#3 Temperaturas elevadas

Caso os fios, tomadas e interruptores apresentem um aquecimento constante, é recomendado que você solicite a verificação de um profissional da área e realize a troca do material.

# 4 Choques e cheiros de queimado

Esses são sinais claros de que há algo errado com a instalação. Sempre necessário procurar um profissional urgente, quando verificar que há choques e principalmente cheiro de queimado, para evitar maiores acidentes.

Gostou das nossas dicas? Cadastre-se em nossa newsletter para receber este e outros conteúdos relevantes.

Confira também: cabo fotovoltaico

Conteúdo
Relacionado

SUSTENTABILIDADE PARA O SETOR DE ENERGIA

Sustentabilidade para o setor de energia – a grande aposta do século XXI

Um dos grandes desafios do setor de energia é estar de acordo com a sustentabilidade, uma vez que, além das vantagens econômicas, há a questão do combate ao aquecimento global e a crescente necessidade da busca por fontes alternativas de energia. Diante deste cenário, o Brasil se destaca por apresentar 42,3% de sua matriz energética […]

Ler Mais
O que é rótulo ecológico Saiba Mais