Blog
Os principais desafios para o setor de energia em 2019
Publicado
25 de julho de 2019 às 11:21
Para o mercado de energia, os dados representam grandes avanços: atualmente, fontes renováveis atingem o marco de 86% da matriz elétrica brasileira, sendo que a hidrelétrica representa 80% e eólicas e fotovoltaica 5%.
Isso demonstra o quanto investir em fontes renováveis é uma boa recomendação, levando ainda em consideração os últimos dados divulgados pela ANEEL sobre a geração distribuída da fotovoltaica, que já ultrapassou a marca de 500MW de conexão, um número 200% superior ao volume de 2017. Este crescimento continuará em progressão, de acordo com especialistas e como já demonstramos aqui.
Com a população atingindo mais de 200 milhões de habitantes só em março do ano passo, segundo o IBGE, temos dados do Boletim Técnico – Carga e Mercado – Síntese 2017 que demonstram uma geração média de 65.585 MW, representando um crescimento de 1,5% no ano. Por conta disso, será necessário um setor muito mais dinâmico e em expansão nos próximos anos para acompanhar o crescimento do país. .
Já em termos regulatórios, a criação da Agência Nacional de Mineração veio com regras de fiscalização e normatização desafiadoras, mas espera-se que empresas aproveitem o avanço regulatório, com o aperfeiçoamento das tecnologias, custo decrescente da digitalização e a maior conectividade de dispositivos para melhorar a competitividade e ampliar os diferenciais das empresas no setor.
Confira também: Cabo Cortox Solar (0,6 / 1kV)