ESG

Cordeiro Cabos: comprometida com a integração dos princípios ESG em todas as áreas de atuação.

Acreditamos que uma empresa verdadeiramente bem-sucedida não pode negligenciar os impactos ambientais e sociais de suas operações. Assim, todos esses aspectos estão no centro de nossa estratégia de negócios.

No que diz respeito à dimensão Ambiental, trabalhamos para minimizar nosso impacto por meio de práticas sustentáveis. Implementamos medidas para reduzir nosso consumo de energia, água e recursos naturais, ao mesmo tempo em que adotamos fontes de energia renovável sempre que possível.

Além disso, a dimensão Social é fundamental para nós. Nosso compromisso com as pessoas vai além de fornecer empregos justos e seguros.

Valorizamos a diversidade e a inclusão em nossa equipe, promovendo um ambiente de trabalho equitativo e respeitoso. Investimos no desenvolvimento profissional e pessoal de nossos colaboradores, oferecendo treinamentos e oportunidades de crescimento.

O Instituto Melo Cordeiro que, há 11 anos, atende 82 crianças em Ferraz de Vasconcelos no apoio à Educação e Inclusão Social, além do apoio a organizações sociais da região, contribuindo para melhorar as condições de vida nas áreas em que atuamos.

Para saber mais sobre o IMC, acesse: www.institutomelocordeiro.com.br

Quanto à Governança, buscamos sempre altos padrões de transparência e responsabilidade.

Nossos processos de tomada de decisão são baseados em princípios éticos, com uma gestão responsável dos riscos e uma abordagem participativa. Valorizamos o diálogo com nossos stakeholders, ouvindo suas preocupações e perspectivas para moldar nossa estratégia e melhorar continuamente.

O Conselho de Administração conta com a presidência de uma mulher e conselheiros renomados do mercado.

Acreditamos que incorporar os princípios ESG em nossa cultura corporativa não é apenas a coisa certa a se fazer, mas também uma oportunidade para criar valor sustentável a longo prazo. Estamos comprometidos em sermos agentes de mudança positiva, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa, sustentável e próspera.

shape

Convidamos você a conhecer mais sobre nossas iniciativas e a fazer parte dessa jornada rumo a um futuro melhor.

Ambiental

A Cordeiro Cabos é uma empresa comprometida com iniciativas voltadas à proteção dos recursos naturais e reconhecemos a importância de minimizar nosso impacto ambiental e adotar práticas responsáveis em todas as etapas de nossas operações.

Aqui, apresentamos algumas de nossas iniciativas:

Uma das principais ações ambientais que implementamos é o uso consciente de recursos naturais. Procuramos utilizar a água e a energia de forma eficiente em nossas instalações, buscando reduzir o consumo e o desperdício. Além disso, incentivamos a conscientização de nossos funcionários, fornecendo orientações sobre boas práticas de conservação desses recursos.

Também investimos em tecnologias e processos que visam reduzir o impacto ambiental em nossas operações com as certificações ISO 14.000.

Estamos nos preparando para a realização de nosso primeiro inventário de emissões de gases de efeito estufa. Implementamos medidas para otimizar o consumo de combustíveis e reduzir as emissões geradas pela nossa frota de veículos.

Além disso, estamos constantemente revisando nossos processos produtivos para identificar oportunidades de redução de desperdícios e implementar alternativas mais sustentáveis.

A gestão responsável de resíduos é outra ação ambiental prioritária para a Cordeiro Cabos.

Buscamos minimizar a quantidade de resíduos gerados em nossas operações, adotando práticas de reciclagem e reutilização sempre que possível.

Além disso, trabalhamos em parceria com empresas especializadas na destinação correta de resíduos, garantindo que eles sejam descartados de maneira ambientalmente adequada.

Estamos comprometidos em continuar aprimorando nossas práticas e buscando soluções inovadoras que contribuam para a proteção do meio ambiente.

A Cordeiro Cabos adota esta prática, através do uso de madeira de reflorestamento em suas bobinas e pallets. Esse tipo de madeira já têm uma finalidade definida desde quando são plantadas: ser extraída para dar espaço à novas árvores no local onde elas estavam plantadas anteriormente. Essas madeiras podem ser utilizadas em construções, móveis, embalagens, para energia e também para lenha.

Frizzanco Madeiras e Transportes Ltda:
Fornece, para a Cordeiro Soluções em Energia, madeiras com aspecto amarelado e muitos nós, e é uma das primeiras árvores escolhidas para o processo de replantio no Brasil.

ISO
qualidade
FSC

Governança

A Cordeiro Cabos tem como princípio fundamental a transparência e a adoção de boas práticas de governança corporativa. Acreditamos que uma gestão eficiente e transparente é essencial para garantir o crescimento sustentável da empresa e fortalecer o relacionamento de confiança com nossos clientes, colaboradores, fornecedores e demais partes interessadas.

Estas práticas têm como base os mais altos padrões éticos e legais, buscando promover a integridade e a responsabilidade em todas as nossas atividades.

A gestão de riscos também é uma parte essencial de nossa governança corporativa. Reconhecemos a importância de identificar e avaliar os riscos que possam afetar a empresa, bem como implementar medidas eficazes para mitigá-los.

Nosso objetivo é garantir a sustentabilidade e a continuidade dos negócios, protegendo os interesses de nossos colaboradores, acionistas e demais partes interessadas.

A Cordeiro Cabos também mantém um sistema de prestação de contas, com auditorias regulares independentes e, também, realizadas por nossos clientes . Acreditamos que a transparência na divulgação de informações é essencial para a confiança mútua entre a empresa e seus stakeholders.

Implementamos em 2022 o Canal de Denúncias para dar maior transparência e segurança para recebimento de informações e não conformidades. Em 2023 implementamos a área de Compliance com políticas, treinamentos para o público interno e desenvolvimento de processos para mapeamento e mitigação de riscos.

Por fim, a Cordeiro Cabos está comprometida em aderir às leis e regulamentações aplicáveis em todas as áreas em que atuamos. Buscamos atuar de forma ética e responsável, respeitando os direitos humanos, o meio ambiente e os princípios de desenvolvimento sustentável.

A governança corporativa é um pilar fundamental da Cordeiro Cabos, guiando nossas ações e decisões diárias. Estamos empenhados em manter um ambiente de negócios íntegro e transparente, garantindo assim a confiança e a satisfação de todos os envolvidos em nossa jornada.

governance

Reconhecimentos

Ao longo dos anos, nossa empresa tem sido honrada com diversos prêmios e reconhecimentos que refletem nosso compromisso com a excelência e a busca constante pela inovação. Motivo de orgulho para todos nós, reafirmando nossa posição como líderes em nosso setor.

Prêmio MRV de Sustentabilidade

recognition
recognition

Prêmio Fornecedor Copel DIS - Categoria Sustentabilidade

recognition

Compliance

A Cordeiro Cabos, empresa do Grupo Melo Cordeiro, está inserida no compromisso do Grupo com a ética e ampliação de ações em boas práticas de governança corporativa e compliance.

Em abril/2023, o Grupo Melo Cordeiro comunicou aos seus clientes, colaboradores, fornecedores e parceiros de negócios a constituição de sua Área de Compliance.

A nova área tem o objetivo de consolidar iniciativas já implementadas, como o Canal de Denúncias, o Código de Conduta e a Política Anticorrupção.

Nesse sentido, o Grupo Melo Cordeiro vem a público reforçar o seu compromisso com a ética, a integridade e a transparência por meio da adoção de um modelo de governança que permita um alto nível de eficiência e controle nos negócios.

O Programa de Compliance destina-se aos nossos diversos públicos de interesse, incluindo: alta administração, colaboradores, clientes, fornecedores, investidores, parceiros, poder público e todos aqueles que se relacionam ou representam os interesses do Grupo em suas relações de negócios.